Os caminhos paralelos entre a formação docente e produção cultural

Autores

  • Jackson Crispim Martins
  • Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Simone Santos Sousa
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

A formação docente em música exige, além de aspectos comuns para formação artística, competências específicas para o profissional atuante na área. Entendendo que os professores de música podem contemplar uma gama de espaços de atuação, algumas ferramentas de trabalho podem ser valiosas. A produção cultural, como atividade profissional de gerenciamento e organização de grupos, atividades culturais e artísticas, é uma destas ferramentas. Ainda vivendo com as medidas restritivas em decorrência da pandemia ocasionada pelo corona vírus, nossas salas de aula, nossos teatros, museus, centros culturais, salas de ensaios e eventos e etc, mesmo caminhando para uma reabertura gradual, ocupam as plataformas virtuais. Este resumo se configura em uma reflexão a esse respeito, na qual buscamos entender como a experiência da produção cultural de um evento artístico, no modelo virtual, contribui para a formação docente dos envolvidos nesta atividade. Para isto, analisaremos a trajetória de concepção, produção, execução e pós-produção do Mini COrpoRAL. Uma versão pocket e virtual deste festival de formação artística com ênfase em trabalhos definidos como coro cênico, mescla de linguagens artísticas, a saber, canto coral (música), teatro e dança (movimentação cênica), que é realizado pelo grupo Vocal UFC em colaboração com alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará em Sobral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão