PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR ACERCA DO IMPACTO DO MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA NA PRODUTIVIDADE ESTUDANTIL

Autores

  • Ivna Vasconcelos de Oliveira
  • Alanna Maria de Castro Costa, José Samuel Araújo Vasconcelos, Nickolas Souza Silva, Thales Davi Domingos da Silva
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19, VÁRIAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTARAM O MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMO OPÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DAS AULAS. CONTUDO, DEVIDO ÀS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS IMPLEMENTADAS, A PRODUTIVIDADE ESTUDANTIL DE DIVERSOS ALUNOS FOI IMPACTADA. OBJETIVO: VERIFICAR O IMPACTO DO MODELO EAD NA PRODUTIVIDADE DE ALUNOS DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. METODOLOGIA: ESTUDO TRANSVERSAL, QUANTITATIVO E DESCRITIVO PRODUZIDO COM DADOS COLETADOS MEDIANTE QUESTIONÁRIO ELABORADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS E APLICADO AOS ALUNOS DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR DE SOBRAL-CE. O QUESTIONÁRIO ABORDAVA O NÚMERO DE PESSOAS COM QUE O ALUNO DIVIDIA O LOCAL DE ESTUDOS, O IMPACTO DO ESPAÇO DOMICILIAR NA PRODUTIVIDADE, A PRODUTIVIDADE DURANTE A PANDEMIA, A DESMOTIVAÇÃO QUANTO AOS ESTUDOS E O CANSAÇO MENTAL VINCULADO AO EAD. RESULTADOS: DOS 49 ENTREVISTADOS, 57,14% DIVIDEM O AMBIENTE DE ESTUDOS COM 01 PESSOA; 26,53%, COM 02; 12,24%, COM 03, E 4,08%, COM 04 OU MAIS PESSOAS. ENTRE OS ALUNOS, 69,39% RELATARAM QUE O ESPAÇO DOMICILIAR PREJUDICA A PRODUTIVIDADE ESTUDANTIL. DO TOTAL, 79,59% INFORMARAM QUE ESSA PRODUTIVIDADE PIOROU NO MODELO EAD, 16,33% RELATARAM QUE MELHOROU E 4,08% AFIRMARAM NÃO TER MUDADO. ADEMAIS, 87,75% DOS ALUNOS SENTEM-SE DESMOTIVADOS NO MODELO EAD. MENTALMENTE, 83,67% DOS ESTUDANTES RELATARAM ESTAR MAIS CANSADOS ESTUDANDO NESSE MODELO, 14,29% AFIRMARAM ESTAR MENOS CANSADOS E 2,04% DISSERAM NÃO TER TIDO MUDANÇA. CONCLUSÃO: A MAIORIA DOS ALUNOS POSSUI UMA IDEIA NEGATIVA SOBRE O IMPACTO DO ESPAÇO DOMICILIAR E DO MODELO EAD NA PRODUTIVIDADE ESTUDANTIL, RELATANDO, INCLUSIVE, MAIOR DESMOTIVAÇÃO QUANTO AOS ESTUDOS E PIORA DO CANSAÇO MENTAL EM COMPARAÇÃO AO MODELO PRESENCIAL, VIGENTE NO PERÍODO ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID-19. LOGO, PERCEBE-SE QUE, APESAR DE O MODELO EAD TER EVITADO MAIORES PREJUÍZOS EDUCACIONAIS, NA PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS, ELE PREJUDICOU A PRODUTIVIDADE, SE COMPARADO AO MODELO PRESENCIAL.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão