Pesquisa quantitativa durante a Pandemia de Covid-19: um relato de experiência de uma extensionista do ELABORAR (compreender e transformar o trabalho)
Resumo
A Pandemia de Covid-19 ocasionou uma escala de preocupação global que foram necessárias medidas de contenção contra o vírus para preservar o bem-estar da sociedade. No que tange a Educação, houve a adoção de um modelo de aulas remotas emergenciais que mudou a rotina de docentes e discentes com o surgimento de novas demandas nesse contexto. Nesse cenário, a saúde mental dos professores está tendo consequências negativas pelos efeitos do modelo novo de ensino e do vírus. Por isso, o ELABORAR, uma extensão que possibilita transformações na saúde do trabalhador e no seu ambiente de trabalho por meio de intervenções, pretende compreender e ajudar a modificar essa situação com o método quantitativo da Psicologia. O objetivo deste trabalho é caracterizar, por meio de um relato de experiência, como a pesquisa quantitativa foi adaptada no contexto remoto para a investigação dessas decorrências. Isso posto, esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a pesquisa quantitativa com professores em tempos pandêmicos durante os primeiros meses do ano de 2021. Dessa forma, a realização da pesquisa aconteceu por meio de ferramentas do meio remoto, como o Google Meets que teve como objetivo de suceder reuniões com as secretarias de Educação e o corpo docente para a exibição da proposta da pesquisa pelos pesquisadores; além de que o Google Formulários foi utilizado para compor os questionários referentes aos constructos da pesquisa. Por fim, as redes sociais foram instrumentos para a divulgação do formulário e canais de comunicação para o esclarecimento de possíveis dúvidas. Assim, embora tenham acontecido problemas comuns no meio remoto como a falha na internet e também a falta de engajamento em relação à participação, é possível notar que a pesquisa por meio online é provável de ser realizada com uma coleta de dados mais ampla que integra um maior número de usuários evitando gastos potenciais; além de promover uma aprendizagem em relação ao uso de novos meios de pesquisar.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
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