Sobral sem Desnutrição
Resumo
Durante a infância, distúrbios da nutrição que englobam desnutrição, obesidade e deficiência de oligoelementos podem afetar o desenvolvimento e o bem-estar das crianças. São consideradas em maior risco de desnutrição aquelas com necessidades especiais de saúde e que estejam em ambientes sociais de risco. Em relação ao excesso de peso nestas crianças, uma das hipóteses explicativas pode estar na disponibilidade de alimentos industrializados ricos em calorias e gorduras e redução do consumo de alimentos mais saudáveis, exemplo, frutas. Além disso, a escassez como a disponibilidade limitada ou incerta de alimentos adequados e seguros configura insegurança alimentar, a qual tem sido associada a resultados de maior risco de problemas de saúde, que podem incluir anemia, problemas cognitivos e ansiedade. A promoção da educação nutricional nas escolas se apresenta como estratégia de superação. Nosso projeto, diante do retorno das atividades presenciais nas escolas publicas municipais, será retomado. Ele será realizada em escolas da rede municipal de ensino fundamental do município de Sobral-Ce através de uma metodologia ativa relevando a importância da educação nutricional dentro desse ambiente. Baseadas em intervenções de sucesso que incluem nutrição, orientação alimentar saudável e atividade física como partes ligadas ao objetivo da prevenção da obesidade e da deficiência de oligoelementos. Por outro lado levaremos ao envolvimento conjunto da comunidade escolar, o que geralmente mostra melhores resultados quando combinados com reforços sobre a alimentação, atividades saudáveis e mensagens consistentes de mudanças de hábitos. Neste sentido, acredita-se que as estratégias de inclusão de alimentos e atividades saudáveis nas escolas de educação infantil favoreçam gradativamente o processo de desenvolvimento fisiológico saudável e crítico dos alunos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.