SÍNDROME DA ASIA CARACTERIZADA PELO SURGIMENTO DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO APÓS VACINAÇÃO PARA SARS-COV-2 (CORONAVAC): RELATO DE CASO
Resumo
A síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvantes (ASIA) foi descrita em 2011 pelo médico israelense Shoenfeld. Consiste de um grupo de fenômenos autoimunes após contato ou inoculação de adjuvantes: fenômeno pós-vacinal, siliconose, miofasciíte macrofágica e Síndrome da Guerra do Golfo. Os critérios diagnósticos propostos por Shoenfeld determinam a relação de exposição a um estímulo externo (infecção, vacina, silicone, adjuvantes) seguidos do surgimento de manifestações clínicolaboratoriais "típicas" (mialgia, miosite ou fraqueza muscular, artralgia e / ou artrite) de doença autoimune. RELATO: Paciente feminino, 36 anos, Profissional de Saúde, previamente hígida e assintomática, iniciou sintomas de poliartrite intensa, simétrica de grandes pequenas articulações, mialgias difusas com início a 24 horas após a vacinação para SARS-COV-2 com CoronaVac em 18 de janeiro de 2021. Apresenta como história pessoal relevante: 1 aborto em 12 semanas e 1 natimorto em 27 semanas. Exames: VHS= 110 mm; Creatinina Sérica = 1,5 mg / dL, Sorologias para Zika, hepatites, HIV e Chikungunya negativas. Desde o início dos sintomas, a mesma vinha mantendo-se ativa com uso de doses elevadas de glicocorticoides e anti-inflamatórios de forma intermitente. Na investigação complementar, foram detectados FAN nuclear homogêneo 1/640, presença de Anti-DNA dupla-hélice, Anticardiolipina IgM , Antinucleossomo e anti-SS-A/Ro em Altos títulos o que classificou a paciente como portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico pelos Critérios ACR/EULAR - 2019. CONCLUSÃO : Este caso abre possibilidades para investigação de possível relação antigênica da vacina CoronaVac e indução de Lúpus. Este fato preenche critérios para classificação como Síndrome ASIA, em que a inoculação de substâncias adjuvantes serviriam como "gatillho" para o surgimento de uma Doença Autoimune, o que demonstra a significativa participação ambiental no surgimento de tais patologias.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.