Tecendo Laços: Promoção de saúde mental para professores durante a pandemia de Covid-19.

Autores

  • Milena Maria Rocha Lopes
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

A crise sanitária instalada no Brasil a partir de 2020 em decorrência da pandemia de coronavírus serviu de ocasião para a precarização do trabalho docente, sendo essa uma problemática geradora de sofrimento psíquico. Diante desse cenário, o Tecendo Laços se configura como um grupo de apoio psicossocial direcionado a professores da rede pública de Sobral, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade. Ele surge como um serviço de assessoria demandado pela Secretaria de Educação de Sobral e prestado por integrantes do projeto “Elaborar: compreender e transformar o trabalho”, do Curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral). Assim sendo, o objetivo deste trabalho é destacar os principais impactos dessa intervenção, a qual proporcionou um envolvimento significativo tanto das quatro docentes participantes, quanto das facilitadoras. Nesse sentido, foram realizados nove encontros virtuais via Google Meet, cada um com duração média de duas horas e meia, contando com registro de diário de campo. As mediadoras, duas psicólogas e uma estudante de psicologia, buscaram acolher as demandas das participantes e desenvolver, juntamente com elas, uma relação dialógica, de modo a incentivar o compartilhamento de vivências e desafios próprios da prática docente durante a pandemia de Covid-19. Nesses encontros, as professoras relataram situações cotidianas de suas vidas, onde é possível observar um processo de intensificação do trabalho, que envolve questões como a fusão entre demandas profissionais e domésticas durante o home office, as dificuldades na utilização de plataformas digitais para a realização de reuniões e aulas online e o consequente aumento da carga horária laboral. Ao final da intervenção, nota-se a produção de implicações positivas para a saúde mental e para as relações socioprofissionais das integrantes do grupo, que puderam refletir mais ativamente acerca de seus contextos de trabalho e estabelecerem laços de amizade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão