USO E IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Eduardo Amorim de Moura
  • Hiag Calixto Leal, Ícaro Cavalcante Dias Araújo, Pedro Wherton Mouta Júnior, Yan Nascimento da Silva
  • José Mauro Rios Neto

Resumo

Introdução: A avaliação ultrassonografica é ferramenta importante para triagem do paciente no ambiente de emergência, devendo, idealmente, ser apresentada ao aluno nas disciplinas de emergência dos cursos de medicina. O estudo de sua técnica, importância e funcionamento para obtenção de diagnósticos e tratamentos é prerrogativa exigida no ambiente de emergência dos hospitais, visto este ser um exame operador dependente. Objetivos: Entender o impacto na percepção do estudante de medicina sobre o aparelho de ultrassonografia no ambiente de emergência. Analisar o perfil do acadêmico que teve contato com o equipamento de ultrassonografia (USG) durante a graduação. Metodologia: Esse estudo é baseado em um questionário, produzido através da plataforma Google Forms, via internet, enviado aos grupos de alunos que tiveram contato com o equipamento de Ultrassonografia utilizado no departamentos de emergência do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Resultados: Dentre 29 estudantes que participaram da pesquisa, 21 cursavam o Ciclo Clínico e cerca de 70% do total já haviam manuseado um aparelho de ultrassonografia. 75% dos entrevistados que utilizaram o equipamento de USG julgaram-se ruins ou pessimamente hábeis no seu manejo, habilidade tal avaliada como dever do médico (48,3%) ou do estudante de Medicina (51,7%) em detê-la. Ademais, 93,1% dos participantes indicaram que o ultrassom é essencial e decisivo para condutas e realização de procedimentos. O FAST demonstrou- se como o protocolo/técnica mais utilizado entre os estudantes que responderam ao questionário. Conclusão: Sendo assim, observa-se que os estudantes avaliados tiveram contato com a USG, porém o manuseio correto e seguro do equipamento ainda é uma lacuna que deve ser reforçada ao longo da graduação. Ou seja, não somente promover o primeiro contato com procedimento, mas de realizar aprendizado cíclico ao longo da formação do estudante.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão