RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MÚSICA UFC SOBRAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO REMOTO
Resumo
O TEMA DO TRABALHO CONSISTE EM RELATAR AS EXPERIÊNCIAS E OS DESAFIOS VIVIDOS DURANTE AS AULAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ SANTOS FERREIRA GOMES EM SOBRAL-CE, A PARTIR DO ANO DE 2020, COM ÀS AÇÕES DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VINCULADO AO CURSO DE MÚSICA - LICENCIATURA DA UFC, CAMPUS SOBRAL. TENDO EM VISTA A PROBLEMÁTICA DO CONTEXTO DE PANDEMIA OCASIONADA PELO COVID-19, FOI NECESSÁRIO ADAPTAR E REPENSAR AS ATIVIDADES MUSICAIS À NOVA REALIDADE DO ENSINO REMOTO. PORTANTO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NAS TURMAS DO 6° E 8° ANO QUE CONTRIBUÍRAM PARA A PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA NO MBITO DAS AULAS DE ARTES ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DO FORMATO REMOTO. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CONSISTIU NA OBSERVAÇÃO DAS INTERVENÇÕES EFETUADAS EM SALA VIRTUAL, TAIS COMO: A PESQUISA E O USO DOS APLICATIVOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL A SEREM UTILIZADOS EM AULA; A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES DE PLANEJAMENTO DA EQUIPE, ALÉM DE REGISTROS DE DIÁRIOS DE CAMPO EM TORNO DAS AULAS ELABORADAS E; A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DOS ALUNOS NO DECORRER DA AULA A PARTIR DOS COMENTÁRIOS POSTADOS NO CHAT. COMO RESULTADOS DAS PRÁTICAS MUSICAIS NO ENSINO REMOTO, APONTA-SE QUE AS ATIVIDADES MUSICAIS EXPOSITIVAS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS NOTA-SE O ENGAJAMENTO DAS TURMAS COM BASE NAS INTERAÇÕES, SENDO QUE ÀS TURMAS DO 6º E 7º PREFEREM DIALOGAR ATIVANDO O MICROFONE E ÀS TURMAS DO 8º E 9º INTERAGEM MAIS PELO CHAT. POR FIM, COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TRABALHO, DESTACA-SE A IMPORT NCIA DO PLANEJAMENTO DA AULA EM EQUIPE POSSIBILITOU UM MELHOR APROVEITAMENTO DAS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DE CADA RESIDENTE NAS AULAS VIRTUAIS, CONSIDERANDO AS DIFICULDADES DE CONEXÃO E DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO DE CADA TURMA.
Publicado
2021-01-01
Seção
II Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.