RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MÚSICA UFC/SOBRAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS AÇÕES REALIZADAS ANTES E DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA NA ESCOLA MARIA JOSÉ

Autores

  • Benedita Bruna Silvino do Nascimento
  • Benedito Duarte Netto, Querem Evodia Albuquerque Silva, Beatriz Sousa de Oliveira, Maria Michelle Batista dos Santos
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O INTUITO DESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ELABORAR UM ESTUDO COMPARATIVO EM TORNO DOS DESAFIOS E DIFERENÇAS NOS MODELOS DE ENSINO PRESENCIAL E REMOTO REALIZADOS NO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MÚSICA UFC SOBRAL JUNTO A ESCOLA PROFESSORA MARIA JOSÉ FERREIRA GOMES, ANTES E DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PERGUNTA DE PARTIDA DESTA INVESTIGAÇÃO TEM COMO FOCO COMPREENDER QUAIS OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INSERÇÃO DO PROJETO E O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO? A IDEIA É REFLETIR SOBRE OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA FORMATO A FIM DE BUSCAR NOVAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO APRIMORAMENTO DAS PROPOSTAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR JUNTO ÀS TURMAS DE ARTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA MARIA JOSÉ FERREIRA GOMES, SOBRAL-CE. COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA PESQUISA, PRETENDE-SE EFETUAR UMA ANÁLISE DE DADOS, VISANDO COMPARAR AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES QUE ATUARAM NA ESCOLA ANTES DA PANDEMIA, PROMOVENDO ATIVIDADES MUSICAIS DE FORMA PRESENCIAL NAS AULAS DE ARTES DA ESCOLA E, OS RESIDENTES QUE ESTÃO ATUANDO NESSE NOVO CENÁRIO, ARTICULANDO AÇÕES FORMATIVAS DE MÚSICA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS, SOFTWARES, SITES, BLOGS. COMO RESULTADOS ESPERADOS, BUSCA-SE ENTENDER ÀS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM CADA FORMATO DE ENSINO, AVALIANDO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM MUSICAL PARA VERIFICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES DESSAS FERRAMENTAS ENQUANTO MATERIAL DIDÁTICO PARA AS AULAS DE MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR. POR FIM, ESPERA-SE QUE ESSES MATERIAIS POSSAM AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MÚSICA POR ALUNOS E PROFESSORES EM SALA DE AULA E QUE TENHA UM BOM APROVEITAMENTO TANTO NO MODELO REMOTO QUANTO NO PRESENCIAL.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Seminário Institucional de Residência Pedagógica