Análise de um sistema elétrico de potência a partir da simulação do circuito IEEE de 13 barras
Resumo
Sistemas elétricos de potência (SEP) são de extrema importância para à vida humana em todas as esferas pois englobam centrais de geração de energia, subestações de transformação e interligação, além das linhas de transmissão e distribuição que são responsáveis por abastecer eletricamente diversos setores da sociedade. Dada a sua relevância, é imprescindível que sejam realizados estudos e manutenções para garantir a sua integridade e funcionamento. O intuito deste trabalho é ser capaz de analisar parâmetros e o comportamento de um SEP através de simulações envolvendo softwares matemáticos, com destaque para o ambiente virtual do Simulink presente no software Matlab. Estes modelos serão usados para testes e análises cuja ideia é obter resultados que possam ser associados com seu respectivo circuito no mundo real. O principal exemplo que será abordado é o sistema-teste IEEE de 13 barras capaz de representar de forma verossímil as conexões entre o alimentador, subestações de transformações, linhas de transmissão e cargas. Ele será usado em testes de implementação de geração distribuída, que se baseia em utilizar fontes de energia próximas a carga para complementar o fornecimento elétrico do sistema. Além disso, também serão feitas mudanças nos modelos da linha de transmissão, alternando entre os tipos com parâmetros distribuídos e parâmetros concentrados. O objetivo destas alterações consiste em observar os seus impactos no fluxo de carga e nos perfis de tensão e corrente do circuito. Estes resultados serão usados para estimar e controlar os componentes do circuito, bem como os seus instrumentos de medição e proteção para que seja possível simular, localizar e evitar eventuais faltas do sistema.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.