Análise do sentimento de evasão junto aos ingressantes do Curso de Engenharia da Computação

Autores

  • Francisco Rodrigo Rocha
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

HISTORICAMENTE, O CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS SOBRAL APRESENTA UMA ELEVADA TAXA DE EVASÃO DISCENTE, CONFIGURANDO-SE UM FENÔMENO QUE GERA CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA O PRÓPRIO CURSO E, CONSEQUENTEMENTE, À INSTITUIÇÃO. A FIM DE INCIDIR LUZ SOBRE A COMPREENSÃO DOS MOTIVOS QUE LEVAM OS ALUNOS DO CURSO A EVADIREM, ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO. A METODOLOGIA APLICADA PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS SE DEU POR MEIO DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS COM ESCALA LIKERT, TENDO COMO PÚBLICO DE PESQUISA UMA AMOSTRAGEM DOS ALUNOS DA FACULDADE QUE SE RESTRINGE AOS PRIMEIROS SEMESTRES ONDE SERÃO ACOMPANHADOS DURANTE TODO O CICLO BÁSICO. PARALELAMENTE, DURANTE O ANO DE 2020 FORAM FEITAS PESQUISAS E ANÁLISES SOBRE A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, MAIS ESPECIFICAMENTE DOS CURSOS DE ENGENHARIA, BUSCANDO JUNTAR CAUSAS E MOTIVAÇÕES PARA A ALTA PORCENTAGEM QUE EXISTE ATUALMENTE NO ÂMBITO GERAL E TRAZER PARA A REALIDADE DO NOSSO CAMPUS EM SOBRAL. FORAM ANALISADAS POSSÍVEIS CAUSAS E ENTÃO JUNTOS PENSAR EM POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA CADA PROBLEMA, ANALISANDO A SITUAÇÃO DE CADA ALUNO. COM O INTUITO DE ENCONTRAR UM FATOR COMUM PARA A MAIORIA DOS ESTUDANTES E ASSIM TRAZER FORMAS DE REDUZIR A EVASÃO ESTUDANTIL NO CAMPUS. LOGO, FORAM LEVANTADAS CAUSAS E ESTUDADO FORMAS DE COMBATER ESSE PROBLEMA. O RELATÓRIO SOBRE OS RESULTADOS DESSE QUESTIONÁRIO SERÁ DISPONIBILIZADO À COORDENAÇÃO DO CURSO E FORMARÁ BASE PARA PUBLICAÇÃO ACADÊMICA PARA A ÁREA DE ESTUDO.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial