CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE CAPTAÇÃO DE DOADORES

Autores

  • Erysson Matheus Linhares Oliveira
  • Graciele Gomes Sousa, Hayira Endy Ferreira de Souza
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

Introdução: A doação de sangue é fundamental para o funcionamento do sistema de saúde. Ela é regulamentada pela Constituição Federal de 1988, em que se proíbe qualquer remuneração para a doação. Tal regulamentação é importante, pois garante o princípio de Universalidade do Sistema Único de Saúde, visto que tira a possibilidade de mercantilização da hemoterapia. Tendo isso em vista, a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue do PET – Medicina/UFC Sobral vem com intuito de aumentar o número de doadores sanguíneos e de medula óssea, e também informar sobre todo o funcionamento do processo e os requisitos para participar dele. Objetivos: Estimular a adesão dos seguidores do Instagram do @petmedufcsobral ao ato de doação de sangue e de medula óssea de maneira responsiva . Metodologia: A Campanha, atualmente, conta com ferramentas do Instagram, como reels, IGTV, posts no feed e stories, que abordam temáticas como requisitos para doação de sangue e de medula óssea, etapas desse processo no Hemoce de Fortaleza e de Sobral. As ações de conscientização via Instagram se pautaram, principalmente, a 5 vídeos construídos e editados pelos integrantes do PET Medicina UFC – Sobral, além de informes e divulgações por meio de interação na sessão Stories do Instagram. Resultados: O alcance dos vídeos soma 11.383 visualizações e reproduções. O vídeo “Etapas da doação de sangue em Sobral” alcançou 324 visualizações, o vídeo “Orientações sobre doação de sangue” alcançou 8.312 reproduções, o vídeo “Mensagem da coordenadora do serviço de captação de doadores HEMOCE-SOBRAL” obteve 33 visualizações, o vídeo “Etapas da doação de sangue em Fortaleza” contabilizou 827 visualizações e o vídeo “Requisitos para doação de medula óssea” atingiu 1.887 reproduções. Conclusão: Diante da quantidade de visualizações obtidas conclui-se que redes sociais como o Instagram, as quais contam com vídeos e imagens para a reprodução de conteúdo, mostra-se como uma ótima alternativa para a captação de doadores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial