DESIGN DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE ENTRE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Izaias Machado Pessoa Neto
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

A jornada do paciente em um grande hospital, no Brasil, de forma geral é muito estressante e burocrática. Com o novo contexto pandêmico, em que o distanciamento social deve ser respeitado e também com o aumento no volume de pacientes, ficou cada vez mais notável as dificuldades de comunicação interna nos hospitais. Além disso, a falta de modernização desses sistemas traz consigo o uso constante de documentos físicos que muitas vezes acabam atrasando o trabalho e torna-se cada vez mais estressante para profissionais de saúde e também para os pacientes. Nesse contexto, faz-se necessário uma mudança na forma de atendimento dado a situação atual, os pacientes tiveram o contato reduzido com suas famílias. O uso de meios digitais já está sendo implementado para a comunicação dos profissionais da saúde com a família, por meio do contato diário entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e família para informar sobre humor, alimentação, progresso no tratamento, se encontra-se consciente e outras informações importantes. Desse modo, devem ser feitas ações afirmativas com o uso tecnologia para viabilizar a transição para um novo modelo de atendimento híbrido, com foco na segurança, comodidade, conforto e humanização do tratamento hospitalar. Outrossim, a falta de equipamentos adequados para os sistemas vigentes fazem com que os profissionais de saúde tenham que revezar o uso de computadores para digitar os prontuários eletrônicos. Nesse sentido, faz-se necessário a consulta e mapeamento das funções dos agentes de saúde e auxiliares administrativos para que possam ser viabilizadas soluções de baixo custo e que se adequem às necessidades que foram listadas. Portanto, para resolver os problemas de comunicação, humanização do tratamento e demora do atendimento, deve ser desenvolvida uma plataforma híbrida em que os dados possam ser acessados e enviados tanto por um aplicativo quanto um site de forma a universalizar o contato tanto interno quanto externo a um hospital.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial