Desenvolvimento de placas e módulos de circuito impresso para práticas laboratoriais
Resumo
Para os cursos de engenharias, as aulas práticas representam, sobretudo, a consolidação do conhecimento estudado, além de motivar o aluno. Nas áreas de tecnologias, os laboratórios demandam de componentes eletrônicos e protótipos de hardware já elaborados, que por vezes se tornam um obstáculo por haver escassez desses recursos. Acarretando perca de tempo, já que para cada prática é necessário montar e desmontar o dispositivo ou incrementar técnicas para suprir essa dificuldade. A fim de sanar essa problemática, esse trabalho descreve especificações, projetos e desenvolvimento de placas e módulos de circuitos impressos destinadas a educação de ciências experimentais. Existem alguns softwares responsáveis pela criação de circuitos impressos. Neste trabalho utiliza-se uma dessas ferramentas livre, o KiCad, que é um programa computacional que permite projetar placas em alta qualidade. Dedicando-se ao desenvolvimento de módulos de baixo custo e de fácil reprodução, a exemplo a placa do microcontrolador ATmega328P UP produzida, que auxiliam nas aulas de laboratório. Assim, torna-se uma solução capaz de se tornar uma alternativa para as demandas e as necessidades das aulas práticas. Mas também na capacitação dos alunos do curso acerca do desenvolvimento de placas de circuito impresso. Para tanto, foi produzido uma apostila no formato tutorial, com o objetivo de instruir conceitos sobre o desenvolvimento de placas e módulos de circuitos impressos através do uso do software KiCad possibilitando a produção de uma placa.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.