PODCASTS COMO FERRAMENTA DE EXPLANAÇÃO SOBRE RESIDÊNCIA MÉDICA NO EXTERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A especialização, após a conclusão do curso de Medicina, por meio da Residência Médica, trata-se da principal meta pós-formatura da maioria dos estudantes de Medicina. Sabe-se que há a possibilidade de cursá-la não só no Brasil, como também em outros países. No entanto, a Residência Médica no exterior é pouco abordada ao longo da graduação e poucos conhecem as etapas implicadas neste processo. Com o objetivo de apresentar essa possibilidade aos discentes de Medicina, bem como esclarecer o processo envolvido, o Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral decidiu abordar o tema em formato de podcast, dividido em vários episódios, cada um discorrendo a respeito das particularidades do processo seletivo em um determinado país. Após a aceitação da participação pelo convidado, organizamos as questões abordadas e enviamos para avaliação prévia do entrevistado. Após isso, acordamos um horário para a entrevista. Buscamos pessoas que cursaram ou estão cursando especialidades no exterior. É uma oportunidade de conhecer detalhes do sistema de saúde de outros lugares. Nesse projeto tivemos participação de médicos da Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos. Consideração Final: O objetivo é elucidar e guiar os profissionais que ainda possuem dúvida em relação a residência médica em outro país e promovendo o elo entre os profissionais que realizaram esse processo e os que almejam em um futuro próximo, trilhar o mesmo caminho.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.