POTENCIALIDADES DA REALIZAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS EM FORMATO REMOTO

Autores

  • Hellyne Maria Teles Aguiar
  • Natália Santos Marques
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

Introdução: A pandemia do COVID-19 trouxe mudanças importantes para o cotidiano da sociedade. Algumas medidas, com a finalidade de diminuir a propagação do vírus, foram impostas. Entre elas podemos citar: suspensão das aulas, cancelamento de eventos, fechamento de estabelecimentos e a redução da circulação de pessoas. Assim, o uso das tecnologias foi utilizado pela educação para continuar suas atividades. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo descrever as potencialidades experienciadas na realização de um grupo de estudos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do Grupo de Estudos sobre Saúde Mental do Paciente Renal Crônico (Gesam Dialisys). O grupo é uma atividade desenvolvida por uma petiana da psicologia e está vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET-Psicologia) da Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral. Os dados foram coletados através de uma avaliação solicitada aos participantes do grupo por meio do Google Forms e mediante observação dos encontros. Resultados e Discussão: Sabe-se que as ferramentas tecnológicas favorecem os processos de ensino e de aprendizagem tecnológica. Com isso, o planejamento dos encontros foi adaptado para ocorressem por meio do Google Meet com frequência quinzenal. Este formato possibilitou a participação de estudantes de outras IEs e estados. Além disso, facilitou a participação de convidados que não estão morando na cidade em que o campus da Universidade está localizado. Por fim, a utilização do chat apresentou-se com uma potente ferramenta para os participantes que preferem não falar através de áudio. Considerações finais: A partir da avaliação dos participantes, nota-se a satisfação com as atividades e condução do grupo. Logo, percebe-se que existem potencialidades no formato remoto e que devem ser exploradas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial