PROJETO ORIENTE-SE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM MODALIDADE REMOTA EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITAREMA - CE

Autores

  • Mirlly de Souza Ferreira
  • Louanne Emanuelle Rufino de Almeida, Livia Cibelly Rodrigues de Melo, Rafaela Kassia Ferreira de Carvalho, Natalia Santos Marques
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O Projeto Oriente-se compõe uma das atividades vinculadas ao Programa de Educação Tutorial (PET-Psicologia) e tem como objetivo facilitar o processo de escolha profissional dos jovens concludentes do ensino médio. Na escola pública é uma estratégia de promoção à saúde mental, com atividades que estimulem o autoconhecimento e a informação profissional, trabalhando com adolescentes que estão no momento de fase de transição. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência da extensão em orientação profissional na modalidade remota em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Itarema - Ceará. Os encontros ocorreram na plataforma Google Meet, sendo divididos em 8 momentos que abordaram o mundo do trabalho, projeto de vida, Universidade, critérios de escolha e autoconhecimento, os quais são temas basilares para o amadurecimento e facilitação das escolhas profissionais. O público-alvo foram 10 alunos concludentes do ensino médio. Os encontros ocorreram duas vezes na semana com duração de duas horas com atividades que envolveram dinâmicas, oficinas, participação ativa dos alunos e um espaço que proporcionou reflexão, diálogo e trocas. Por meio deste, foi possível executar o planejamento de atividades propostas devido à média adesão, oriunda da variável da modalidade remota e atividades concorrentes dos orientandos. Dessa forma, o objetivo do projeto foi atingido pois, identificaram-se ao longo dos encontros e em seu desfecho, contribuições para os participantes relatadas oralmente através de feedbacks, explicitando a obtenção de informações relevantes para sua escolha profissional; esclarecimento de dúvidas presentes previamente; e contribuições para o processo de autoconhecimento intrapessoal. Assim, o sentido norteador de uma extensão é percebida ao entrar em contato com a prática contribuindo para transformação tanto da comunidade quanto dos facilitadores da extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial