Paciente difícil, abordagem fácil”: Uma experiência da ação PETensina para o cuidado com usuários em saúde mais facilitada
Resumo
Saber lidar com pacientes em diversas situações, sendo elas fáceis ou difíceis, é uma competência que os profissionais da saúde precisam ter. Diariamente, os médicos vivenciam diversas situações com seus pacientes, necessitando adaptar seus métodos de abordagem de acordo com as necessidades de cada paciente. Sendo assim, este trabalho é um relato de experiência sobre a elaboração dessa palestra que busca promover o desenvolvimento de competências socioemocionais tão necessárias na relação médico-paciente. Os objetivos da atividade foram ampliar os conhecimentos e expandir o entendimento dos métodos de abordagem com pacientes “difíceis”, além de reforçar o vínculo entre os membros, mesmo que virtualmente, durante o isolamento causado pela pandemia do SARS-Cov2. A ação foi realizada em agosto de 2021, com a participação do Dr. Cassiano Sávio, promovendo uma aula expositiva, por meio de plataformas virtuais, conforme tema “Paciente difícil, abordagem fácil” e, ao fim da explanação, os participantes da palestra puderam ter um momento de diálogo com o palestrante, no qual houve troca de experiências e questionamentos acerca da vivência na medicina e da busca por um trabalho mais humanizado. A atividade foi bastante produtiva, uma vez que contribuiu para aprendizagem dos participantes acerca de diversas temáticas referentes ao atendimento profissional e à relação médico paciente. Nesse contexto, essa atividade foi importante para reforçar o pensamento que que a pratica médica não é apenas o conhecimento técnico, mas que necessita de habilidades que possibilitem o cuidado humanizado e integral, uma vez que todo paciente possui uma necessidade diferentes e, assim, uma abordagem médica distinta. Portanto, o momento pôde contribuir com a graduação de médicos mais humanizados e empáticos, características muito importantes ao profissional na atualidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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