Produção de videoaulas como ferramenta de apoio no aprendizado dos ingressantes
Resumo
EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, E A INVIABILIDADE DE ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CAMPUS, FORAM DEMANDADAS AÇÕES REMOTAS RELACIONADAS A ENSINO, DIRECIONADAS PRINCIPALMENTE AOS INGRESSANTES. APÓS ALGUMAS REUNIÕES DENTRO DO GRUPO DO PET, DECIDIU-SE PELA REALIZAÇÃO DE VIDEOAULAS E RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS NO CANAL DO YOUTUBE. DEFINIU-SE COMO UMA BOA SOLUÇÃO A PRODUÇÃO DE VÍDEOS CURTOS E OBJETIVOS PARA FACILITAR O ENGAJAMENTO DOS SEGUIDORES. A CADA SEMANA ERA DISCUTIDO E DECIDIDO QUAL TIPO DE CONTEÚDO SERIA DISPONIBILIZADO, E PARTIA-SE PARA A PRODUÇÃO DO MATERIAL A SER PUBLICADO. COM AJUDA DA FERRAMENTA TRELLO, A PRODUÇÃO FUNCIONOU DE MANEIRA CÍCLICA COM O MÉTODO KANBAN. O PROCESSO SE DEFINE COM AS ETAPAS QUE SEGUEM: PRIMEIRO É ESCOLHIDA E PRODUZIDA A AULA, ENTÃO ESSA É GRAVADA E ENFIM SÃO EDITADOS O ÁUDIO E VÍDEO; POR FIM O CONTEÚDO É PUBLICADO NO CANAL DA PLATAFORMA YOUTUBE. CADA PASSO DESTACADO ANTERIORMENTE É FEITO POR UM DOS MEMBROS DO PET QUE DISPUSERAM DO SEU TEMPO PARA APERFEIÇOAREM-SE NA PRODUÇÃO E EDIÇÃO DO CONTEÚDO. FORAM UTILIZADOS SLIDES E ATÉ EXPLICAÇÕES EM PAPÉIS PARA TORNAR CADA AULA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. Toda a organização da equipe foi feita por meio do Google Drive e do Trello e o resultado esperado é conseguir alcançar o maior número de estudantes e poder ajudar a melhorar suas notas, seus conhecimento e como consequência também motivar todos a não desistir do curso. O OBJETIVO DESSA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL É TER UM BOM REPOSITÓRIO PARA QUE OS ALUNOS INGRESSANTES SEJAM AUXILIADOS E TENHAM MAIS UM MEIO DE TIRAR SUAS DÚVIDAS AO LONGO DOS PRÓXIMOS MESES.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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