Programação básica voltada para arduino como atuação junto a estudantes de ensino médio
Resumo
O arduino é uma ferramenta versátil para prototipação e por isso é uma excelente ferramenta de aprendizagem, tornando-se mais acessível ainda por conta de simuladores online com o tinkercad. Com o objetivo de ensinar conceitos básicos de programação para alunos de escolas no ensino médio, após algumas reuniões, foi pensado um curso com explicação sobre as ferramentas e findando em uma aplicação: um cronômetro. O curso tem duração de 1h e 40min e será postado no canal do Youtube PetEngCompUFC.As aulas seguem o seguinte roteiro: Introdução ao Arduino,Introdução à programação, Prática e Código. Na introdução existe uma abordagem rápida que vai desde a história do arduino, passando por conceitos de circuitos e sinais, até a variedade de placas que existem.Em introdução à programação serão ensinados conceitos importantes como condicionais e laços usando a ferramenta URI para treinamento.Na prática terá uma breva explicação sobre “o que é um cronômetro” e a montagem no simulador. Finalizando com o código para o funcionamento do que já foi montado. O projeto pronto será disponibilizado e existirá uma pasta para os alunos do curso depositarem seus códigos também, e além disso serão estimulados a editarem o código para implementarem algo único, um cronômetro que sobe de 1min e 30s ou um que tenha um alarme sonoro, por exemplo.Um dos desafios desse trabalho é a produção de conteúdo de qualidade,por se tratar de um curso de curta duração tem-se que comprimir algumas explicações sem deixar de passar a informação, para alcançar esse objetivo as aulas são produzidas e revisadas pelo tutor.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.