Projeto Masculinidades

Autores

  • Caio Júlio César de Oliveira Pontes
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um projeto de extensão (em fase de desenvolvimento) voltado para a discussão de temas relacionados às masculinidades. Atualmente, estudos estão buscando compreender a masculinidade em sua multiplicidade e de forma crítica, entendendo que existem masculinidades e que se trata de um fenômeno multideterminado. Vivemos num ambiente cultural que condiciona performances de gênero, que são determinantes para as formas de construção de vínculos sociais, de violência, de trabalho, de sofrimento e de resolução de conflitos. Nesse sentido, compreende-se que ações coletivas que sejam voltadas a estudar e a discutir as masculinidades são de grande relevância para o contexto acadêmico, uma vez que essas práticas culturais são variáveis determinantes em problemas sociais, tratando-se de uma realidade comum a tantos indivíduos. O objetivo do projeto é promover um espaço de estudo e discussão sobre o tema das masculinidades, dentro da universidade, por meio dos encontros do grupo de estudos e de diálogos com a comunidade acadêmica que contribuam para a compreensão crítica acerca das masculinidades. O grupo terá encontros quinzenais. Durante os encontros serão discutidos textos escolhidos previamente de acordo com temas escolhidos relacionados às masculinidades. Além dos textos, haverá o uso de recursos disparadores como vídeos, músicas, poemas, histórias literárias, notícias e acontecimentos cotidianos. A partir dos estudos e das discussões feitas no grupo de estudos, espera-se que haja uma contribuição para a ampliação dos conhecimentos e das reflexões dos participantes sobre o tema. Dessa forma, compreendemos que as atividades do grupo não irão se caracterizar como um estudo imaculado e apartado do meio social, mas como uma forma de intervenção cultural por meio de um espaço que amplie a formação dos estudantes, incentivando a consciência e o posicionamento crítico diante de práticas culturais tão relevantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial