Sistema supervisório para sistemas de controle
Resumo
Um sistema supervisório é responsável por coletar e monitorar dados importantes de um determinado processo físico. Assim, este tipo de sistema é capaz de unificar todas as informações relevantes de forma clara e eficiente, possibilitando, em tempo real, a visualização de variáveis, a análise de tendências e a identificação de eventuais falhas em processos. Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema supervisório para monitorar e simular diversos sistemas de controle, tais como um tanque de nível e um pêndulo invertido. Este sistema supervisório é composto por uma interface contendo gráficos que apresentam, em tempo real, os valores das variáveis de um determinado sistema de controle, além de possuir outras funcionalidades, tais como salvar dados coletados. Os valores das variáveis podem ser recebidos de diversas formas, como através de um documento de texto ou através de comunicação serial. A linguagem de programação utilizada para a implementação do sistema foi o Python, a qual disponibiliza várias bibliotecas de código aberto (open source). Dentre estas foram utilizadas duas: Tkinter e Matplotlib. A biblioteca Tkinter dispõe de um kit de ferramentas para a criação de interfaces gráficas, e foi utilizada para criar a interface do sistema de supervisão. Já a biblioteca Matplotlib oferece ferramentas para representar os dados por meio de gráficos, o que permite a visualização da variação, no tempo, dos dados. A integração entre essas duas bibliotecas ofereceu as ferramentas necessárias para a criação do sistema supervisório proposto.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.