Discussão de casos clínicos logo após as aulas teóricas como ferramenta de fixação do conteúdo de Farmacologia Clínica
Resumo
INTRODUÇÃO: O entendimento da Farmacologia Clínica é imprescindível para a formação médica. Nesse contexto, a monitoria acadêmica tem um papel fundamental na facilitação do processo de ensino-aprendizagem e no estímulo ao raciocínio clínico dos alunos do 4º semestre. OBJETIVO: Evidenciar se a resolução de questões de casos clínicos após aula expositiva de Farmacologia Clínica contribui para a fixação e aplicação do conteúdo abordado. METODOLOGIA: Estudo transversal utilizando dois questionários: o primeiro na plataforma Socrative, contendo 6 casos clínicos na forma de pré-teste e pós-teste; e, o segundo na plataforma Google Forms, contendo 4 questões objetivas sobre as dificuldades do aluno e sua satisfação com a metodologia adotada. Ambos aplicados a uma amostra de 49 alunos do curso de Medicina do 4º semestre, da UFC-campus Sobral. RESULTADOS: Com relação ao questionário de casos clínicos, no pré-teste, foram obtidas 35 respostas, do total de 49 alunos, com média de 50,5% de acertos; já no pós-teste, foram obtidas 24 respostas, totalizando 65,5% de acertos, ilustrando melhora de 15% no desempenho da turma após a monitoria. Quanto ao formulário de avaliação da metodologia, foram obtidas 9 respostas: 33,3% afirmaram que sua maior dificuldade em farmacologia diante de casos clínicos era teórica, 11,1% afirmaram ser prática e 55,6% afirmaram ser ambas; todos afirmaram resolução de casos clínicos na monitoria contribuiu para a fixação do conteúdo teórico e com a formação do raciocínio clínico; e, por fim, 22,2% preferiram que a monitoria contemplasse “Somente resolução de casos clínicos” e 77,8%,“Aula expositiva breve + resolução de casos clínicos”. CONCLUSÃO: Desse modo, a partir da melhora do desempenho nos questionários clínicos e da resposta positiva à metodologia aplicada nas monitorias, conclui-se que a resolução de casos clínicos facilita a fixação do conteúdo de Farmacologia Clínica e prepara os alunos para a prática clínica no futuro.
Publicado
2021-01-01
Seção
VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.