INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO POR MEIO DO RELATO DE UM LIPOMA INTRAORAL EM SÍTIO INCOMUM
Resumo
O Programa de Iniciação a Docência no ambiente da disciplina de Métodos de Diagnóstico do curso de Odontologia da UFC Sobral proporciona ao acadêmico de odontologia uma maior aproximação com a realidade da profissão bem como permite ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira docente. Nesse contexto, a orientação exercida pelo monitor na prática clínica odontológica torna-se um momento muito rico e produtivo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um paciente com lesão oral na qual foi submetido ao diagnóstico e tratamento na disciplina de Métodos de Diagnóstico sob a visão da iniciação a docência. Trata-se de relatar um caso de uma paciente, sexo feminino, 53 anos, leucoderma, que apresentava ao exame clínico aumento de volume em ápice de língua, sem sintomatologia dolorosa associada, com crescimento lento e tempo de evolução indeterminado que após biópsia excisional foi diagnosticada com Lipoma Oral. O lipoma é uma neoplasia benigna derivada do tecido conjuntivo mesenquimal. Clinicamente são tumores bem circunscritos, indolores e de crescimento lento. Sua localização na cavidade oral é relativamente baixa. A busca de dados bibliográficos foi realizada no banco de dados PubMed, com os descritores: “lipoma”, “neoplasm bucal” e “oral health”, com uma limitação temporal de 10 anos, resultando em 9 artigos. A região, apesar de citada na literatura, é incomum por conta de o ápice lingual apresentar baixo acúmulo de gordura. O tratamento baseou-se na excisão cirúrgica sob anestesia local para remoção total da lesão. O exame histopatológico foi conclusivo com o diagnóstico clínico de lipoma. Ressalta-se a importância do diagnóstico e tratamento dessas lesões, que apesar de representar pouca ameaça, por ser uma forma benigna, sua posição na cavidade oral pode criar as condições para que a mucosa bucal seja continuadamente traumatizada pela mastigação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.