A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA RENDA BÁSICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS IMPACTOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL NO CEARÁ
Resumo
A ideia que se tem a respeito de Renda Básica não é atual, segundo Carvalho (2020), a primeira proposta de Renda Básica - garantida pelo Estado e constitucionalmente protegida – ocorreu durante a Revolução Francesa, em 1797, pelo revolucionário britânico Thomas Paine. A Renda Básica então proposta por Paine na época seria promotora da cidadania, da justiça social, da igualdade de oportunidade e da autonomia. Já nos dias de hoje, uma consequência global da pandemia do novo corona vírus tem sido a certeza da retração econômica, com elevação do desemprego, aumento da desigualdade e ampla disseminação da pobreza, é o que afirma Chahad (2020) em seu artigo “Renda Básica Universal em tempos de pandemia”. “Nessa perspectiva, a Renda Básica tem sido apontada, com bastante ênfase, como uma solução para minorar as mazelas da pandemia”. Para obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada nesta pesquisa preliminar, através do levantamento exploratório, buscar-se-á fazer uma análise dos estudos sobre a renda básica, no entanto, inferindo alguns resultados acerca da pesquisa já feita, vários estudos comprovam os impactos positivos do auxílio emergencial no Ceará. Para tal, tais objetos serão estudados em fontes secundárias como trabalhos acadêmicos, artigos, livros e afins, que foram aqui selecionados. Por fim, de posse desses resultados preliminares, advoga-se ser esta experiência recente o embrião do que pode vir a se tornar uma proposta universal de Renda Básica para o estado do Ceará. Carvalho, Daniel Gomes de. As origens intelectuais da Renda Básica Cidadã. Fonte: https://noticias.unb.br/artigos-main/4140-as-origens-intelectuais-da-renda-basica-cidada. Pesquisa feita em 26 de agosto de 2021. Chahad, José Paulo Zeetano. Renda Básica Universal em Tempos de Pandemia: Subsídios Para o Debate1 (Parte II - a Voz dos Agentes Econômicos e o Caso Brasileiro). Informações FIPE - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS Nº 480, setembro / 2020.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.