DESAFIOS E ADAPTAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE GRAVAÇÃO DE PODCASTS EM ODONTOLOGIA UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
O projeto PODCASTS EM ODONTOLOGIA – UFC SOBRAL disponibilizado em diversas plataformas com conteúdo gratuito tem sido um recurso didático complementar às aulas do curso de graduação, especificamente sobre Dentística, abordando temas com os mais variados formatos de uma maneira didática e acessível em um contexto de pandemia e isolamento social. Inicialmente, o planejamento que a equipe tinha antes do período de isolamento social para elaboração de roteiros, produção e gravação dos episódios com reuniões presenciais para discussões de temas teve que ser modificado aos formatos virtuais para dar continuidade nas postagens dos Podcasts. Tendo isso em vista, o objetivo do presente trabalho, busca discorrer sobre os desafios e adaptações da equipe quanto à elaboração dos roteiros e gravação dos áudios utilizando recursos digitais. Dessa forma, em busca das melhores maneiras para a produção do conteúdo, o grupo de bolsistas foi subdividido em trios, e temos como exemplo, o episódio do Grupo de Estudos sobre o tema de Isolamento Absoluto, onde criou-se uma sala virtual na Plataforma Google Meet para a elaboração/discussão do roteiro e paralelamente criou-se também um documento Word OnLine, em que os integrantes acompanhavam em tempo real o que estava sendo escrito por cada um e, posteriormente, enviado o documento ao docente para correção e considerações. Já para a gravação dos áudios, os integrantes recorreram ao próprio aparelho celular buscando priorizar ambientes tranquilos e com mínimas interferências sonoras. Para a junção e a edição desses áudios com o intuito de equilibrar a qualidade foi utilizado o aplicativo OnLine e gratuito Audio Joiner e o Audio Cutter, respectivamente. Portanto, mesmo com todos os desafios, a equipe de bolsistas e o docente esforçou-se na produção desse conteúdo didático e alcançaram, satisfatoriamente, o objetivo que é auxiliar o processo de ensino aprendizado dos que buscam aprofundar seu conhecimento.
Publicado
2021-01-01
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.