Desafios e dificuldades dos ingressantes de Ciências Econômicas em Sobral: Análise dos relatórios do Projeto Aluno-Tutor

Autores

  • Ana Naiara Patrício Gonçalves
  • Lidenberg Rodrigues Silva, Maria Verlana Silva Sousa
  • Alesandra de Araújo Benevides

Resumo

Com base no projeto de extensão "Pesquisa Longitudinal do Ensino Superior - PLES", iniciado em 2017, no campus de Sobral, verificou-se que o timing de decisão para que o aluno se evada ocorre no primeiro e segundo semestres da vida universitária para o curso de Ciências Econômicas. O choque entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, a saída da adolescência para a maioria dos ingressantes e as responsabilidades de entrar no mercado de trabalho aumentam a probabilidade de evasão no primeiro ano do curso de Ciências Econômicas. Como sugestão de medidas administrativas ao problema apresentado, houve a indicação de um projeto de tutoria por parte dos estudantes veteranos para acompanharem os ingressantes em seu primeiro ano de curso. Desta forma, o Projeto Aluno-Tutor acompanha todos os ingressantes do curso de ciências econômicas ao longo de um ano. O foco principal do projeto é reduzir a evasão em ciências econômicas, auxiliando na identificação de seus possíveis sinais de forma a reduzir e evitar esse problema. Durante o semestre 2020.2, no projeto Aluno-tutor, houve a tutoria de 46 estudantes. O projeto analisou a frequência, notas/médias, participação em monitorias, se houve a supressão de disciplinas e a situação de ensino/aprendizado desses estudantes. Os relatórios apontam que, entre 2020.2 e 2021.1, houve a desistência de dois alunos. Em relação à supressão de matricula, dezessete alunos optaram por suprimir uma ou mais disciplinas. Os desafios enfrentados pelos alunos são incontáveis, desde conexão instável e desorganização até a falta de recursos e espaço físico para estudar. Além disso, os tutorados relataram ter problemas com a metodologia adotada por alguns docentes, não só a falta de acompanhamento e de aulas síncronas, como também com conflitos entre professor e turma.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação