Estratégias de ensino e aprendizagem em Odontopediatria: a monitoria voluntária como suporte para a docência

Autores

  • Evelyn Iara Ferreira Melo Dias
  • Jose Luciano Pimenta Couto
  • Beatriz Gonçalves Neves

Resumo

Odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. O objetivo deste trabalho é realizar o planejamento das atividades na monitoria voluntária da disciplina de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva. Trata-se de um estudo descritivo que deu início em 2021.1 no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará – Sobral. O estudo faz parte de uma vivência na monitoria da disciplina de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva que está acontecendo no 8º semestre e tem carga horária de 120 horas. A disciplina consta com 54 acadêmicos matriculados. As ações desenvolvidas como monitora serão: suporte técnico aos docentes na execução das atividades práticas semanalmente, momentos de tira dúvidas com os estudantes, elaboração de questionários online e elaboração de material didático digital para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem semestralmente. Diante do exposto, compreende-se por monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, portanto, considera-se importante o envolvimento do acadêmico em projetos como a monitoria, onde este tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades relacionadas à docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação