Estratégias de ensino e aprendizagem em Odontopediatria: a monitoria voluntária como suporte para a docência
Resumo
Odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. O objetivo deste trabalho é realizar o planejamento das atividades na monitoria voluntária da disciplina de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva. Trata-se de um estudo descritivo que deu início em 2021.1 no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará – Sobral. O estudo faz parte de uma vivência na monitoria da disciplina de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva que está acontecendo no 8º semestre e tem carga horária de 120 horas. A disciplina consta com 54 acadêmicos matriculados. As ações desenvolvidas como monitora serão: suporte técnico aos docentes na execução das atividades práticas semanalmente, momentos de tira dúvidas com os estudantes, elaboração de questionários online e elaboração de material didático digital para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem semestralmente. Diante do exposto, compreende-se por monitoria como uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, portanto, considera-se importante o envolvimento do acadêmico em projetos como a monitoria, onde este tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades relacionadas à docência.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.