Expectativas em relação à disciplina de Laboratório de Dentística

Autores

  • Larissa Andrade Amaro
  • Ruan Carlos Barroso Lopes, Ruan Carlos Barroso Lopes
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

A disciplina de Laboratório de Dentística é uma disciplina ofertada no 4º semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará no Campus de Sobral. Nesse componente curricular, são abordados conteúdos teóricos e práticos a serem aplicados em disciplinas clínicas do Curso e ao longo da vida profissional. Alguns dos procedimentos práticos são tidos como difíceis por representarem os primeiros contatos dos estudantes com situações que simulem experiências clínicas reais. Essa disciplina permite a interação entre estudantes, monitores e professores, todos com suas próprias expectativas em relação ao aprendizado. O objetivo deste trabalho foi conhecer as expectativas de todos esses envolvidos no processo ensino-aprendizado em relação aos conteúdos e desempenho dos estudantes nessa disciplina e compará-las com a finalidade de gerar informações úteis que pudessem favorecer melhor alinhamento de opiniões, entendimento e otimização de aprendizado. Para isso, foi aplicado um questionário envolvendo 8 questões objetivas e 2 subjetivas destinadas a professores, monitores e estudantes com a finalidade de avaliar as expectativas quanto a dificuldades e aproveitamento dos conteúdos ministrados Com base nas respostas obtidas, foi possível observar que, apesar de a disciplina ser considerada de dificuldade moderada pela maioria dos participantes, a expectativa de bom aprendizado dos estudantes prevaleceu como resposta de maior convergência entre todos, assim como a importância fundamental das práticas laboratoriais para a aplicação clínica. Os preparos cavitários do tipo classe I, foram considerados os procedimentos práticos mais fáceis pela maioria dos participantes. Houve maior heterogeneidade nas opiniões quanto aos procedimentos práticos considerados mais complexos. No que se refere às expectativas de convivência e aprendizado, houve convergência de opiniões sobre desenvolvimento e superação de limitações e aplicação clínica dos conhecimentos adquiridos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação