MONITORIA VOLUNTÁRIA DE ATENDIMENTO PERSONAIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA/UFC/SOBRAL

Autores

  • Antonia Mércia Medeiros Carneiro
  • Flávia Carvalho Pinto, Larissa Andrade Amaro
  • Myrna Maria Arcanjo Frota

Resumo

As vagas de monitoria voluntária disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD-UFC) são uma forma de dar continuidade às ações acadêmicas no período da pandemia da Covid-19. A monitoria voluntária é denominada de atendimento personalizado de apoio às ações acadêmicas no período da pandemia e tem por objetivo oferecer suporte aos docentes e estudantes para o planejamento e a execução das aulas com o uso de tecnologias e recursos digitais. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da monitoria de atendimento personalizado na execução das aulas remotas das Disciplina de Estágio em Atenção Primária e Saúde Coletiva 1 do Curso de Odontologia/UFC/Sobral. Duas monitoras atuam nesse processo desafiador. Em relação a Disciplina de Estágio em Atenção Primária as monitoras elaboraram google formulários enviados aos graduandos a partir de questões de bancas de concurso. As temáticas trabalhadas foram: Redes de Atenção à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Política Nacional de Saúde Bucal, Promoção de Saúde e Prevenção em Saúde Bucal (ações coletivas e uso do flúor). Já em relação a Disciplina de Saúde Coletiva 1 as monitoras orientaram os estudantes na confecção de vídeos sobre escovação supervisionada, utilização de EPI’s e uso das técnicas de escovação. Essa atividade consiste na confecção de um vídeo de até 3 minutos de maneira individual demonstrando as técnicas corretas de escovação, usando uma linguagem adequada de acordo com a idade do paciente (um familiar do estudante) para ser avaliado pelo professor responsável da disciplina. Diante do exposto, a utilização de ferramentas tecnológicas pelos monitores é uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas em formato remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação