Participação no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP): Do vídeo ao Podcast - contribuições do PAIP para trajetória acadêmica do estudante bolsista.
Resumo
A experiência acadêmica na universidade se fundamenta sobre três pilares básicos: o ensino, a extensão e a pesquisa. Com essa premissa, a universidade busca fundamentar a experiência discente em vivências que ampliem a dimensão do ensino formal e que possam produzir materiais e resultados conectados à realidade da Universidade, dos estudantes e aos contextos nos quais eles se localizam. O PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência) figura nesse cenário como um importante complemento aos objetivos de ampliação da experiência docente e discente no contexto acadêmico, ampliando as possibilidades de atuação dos estudantes em projetos que envolvem sua participação ativa, que exercitam a atuação do estudante em posições de transmissão de conhecimento, pesquisa, elaboração de ferramentas didáticas que tornam o estudante mais atento ao processo de aprendizado desenvolvido na universidade, dificuldades envolvidas e potencialidades. Desta forma, o presente trabalho visa discorrer sobre as contribuições do projeto PAIP na trajetória acadêmica discente a partir do relato da experiência como bolsista, considerando a participação em um projeto de elaboração e utilização de recursos didáticos complementares ao ensino, que partiu de abordagens como vídeos até o uso de Podcasts. Entende-se que a participação no PAIP foi de grande relevância na experiência discente, possibilitando vivência de funções, atividades e exercício de habilidades que ampliaram a vivência da Universidade, permitindo ao estudante experienciar um outro lugar no processo de ensino-aprendizado que, por sua vez, produz repercussões importantes sobre seu próprio processo de aprendizagem.
Publicado
2021-01-01
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.