Participação no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP): Do vídeo ao Podcast - contribuições do PAIP para trajetória acadêmica do estudante bolsista.

Autores

  • Mariane Pereira de Olivindo
  • Marcelina da Silva Santos, Anna Victoria Pontes Pinheiro, Isac Moreira Sousa, Caroline da Silva Olivindo
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

A experiência acadêmica na universidade se fundamenta sobre três pilares básicos: o ensino, a extensão e a pesquisa. Com essa premissa, a universidade busca fundamentar a experiência discente em vivências que ampliem a dimensão do ensino formal e que possam produzir materiais e resultados conectados à realidade da Universidade, dos estudantes e aos contextos nos quais eles se localizam. O PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência) figura nesse cenário como um importante complemento aos objetivos de ampliação da experiência docente e discente no contexto acadêmico, ampliando as possibilidades de atuação dos estudantes em projetos que envolvem sua participação ativa, que exercitam a atuação do estudante em posições de transmissão de conhecimento, pesquisa, elaboração de ferramentas didáticas que tornam o estudante mais atento ao processo de aprendizado desenvolvido na universidade, dificuldades envolvidas e potencialidades. Desta forma, o presente trabalho visa discorrer sobre as contribuições do projeto PAIP na trajetória acadêmica discente a partir do relato da experiência como bolsista, considerando a participação em um projeto de elaboração e utilização de recursos didáticos complementares ao ensino, que partiu de abordagens como vídeos até o uso de Podcasts. Entende-se que a participação no PAIP foi de grande relevância na experiência discente, possibilitando vivência de funções, atividades e exercício de habilidades que ampliaram a vivência da Universidade, permitindo ao estudante experienciar um outro lugar no processo de ensino-aprendizado que, por sua vez, produz repercussões importantes sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação