Política de Acompanhamento e Apoio Estudantil do curso de Música-Licenciatura da UFC/Sobral: uma pesquisa de levantamento

Autores

  • Maria Edina Privino Veras
  • Terezinha Vitória dos Santos, Amanda Kelly Rocha Amancio, Ubeneí Sousa de Farias, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, possui uma oferta de 40 vagas anuais e, atualmente, conta com um total de 161 alunos matriculados. Às ações deste trabalho tem como objetivo central investigar uma melhor política de ambientação, acolhimento e apoio estudantil a ser adotada pela coordenação do Curso de Música - Licenciatura da UFC/Sobral, no intuito de enfrentar os altos índices de evasão discente que foram observados ao longo da trajetória dos dez primeiros anos de existência do respectivo curso. A partir do trabalho de consulta em pesquisas anteriores, foi possível constatar as principais motivações dos alunos que impactaram no nível elevado de evasão dos alunos do curso de Música da UFC/Sobral, dentre os quais destacam-se: a) o cancelamento por abandono; b) a desistência; c) a reprovação por frequência e; d) os pedidos por mudança de curso. Para tanto, é fundamental que seja realizado um levantamento longitudinal, no intuito de coletar informações condizentes que estejam diretamente relacionadas com tais problemáticas, fomentando a constituição de uma política permanente de acompanhamento e apoio estudantil junto ao curso de Música Licenciatura da UFC/Sobral. Conclui-se que tal proposta possibilitará compreender e avaliar, de forma contínua e longitudinal, os caminhos de formação percorridos pelos alunos no decorrer do seu percurso acadêmico, além de vislumbrar quais os desafios e as perspectivas inerentes para a melhoria das práticas educativas, no intuito de fortalecer as taxas de conclusão a serem adotadas pela referida instituição.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação