RODAS DE CONVERSA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
As rodas de conversa podem ser utilizadas como instrumento para o exercício do diálogo e autonomia dos sujeitos nos momentos de identificar e discutir os problemas de saúde que acometem uma população, bem como evidenciar aspectos da promoção em saúde e prevenção de agravos. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é apresentar como as rodas de conversa são um instrumento benéfico na construção da educação em saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde , utilizando as palavras-chave “Rodas de Conversa”, “Educação em Saúde” e “Promoção da Saúde”, buscando artigos publicados nos últimos 10 anos, obtendo-se uma amostra final de 8 artigos. As rodas de conversa podem ser iniciadas com recursos lúdicos como apresentação de slides, cartazes, modelos e vídeos, sendo que estes últimos consistem em valiosas ferramentas para atrair a atenção dos participantes, devido ao seu efeito provocativo, recorrendo a analogias e contextos reais e a discussão que vem a seguir é aberta, possuindo um fluxo determinado pelas necessidades emocionais dos seus integrantes. Esses espaços de discussão permitem o compartilhamento de dúvidas, questionamentos e experiências dos participantes. A roda de conversa como instrumento de educação em saúde é um modo mais descontraído de informar e que estimula a participação dos usuários. Desta forma, a absorção dos conhecimentos acerca dos temas abordados, em conjunto com a troca de saberes durante as rodas, foi facilitada e aprofundada, tornando a conversação um método essencial para o desenvolvimento do esclarecimento popular.
Publicado
2021-01-01
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.