RODAS DE CONVERSA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Bárbara Helen Lessa Rocha
  • Maria Eduarda Albuquerque de Macêdo, Thaís Lima de Souza
  • Alrieta Henrique Teixeira

Resumo

As rodas de conversa podem ser utilizadas como instrumento para o exercício do diálogo e autonomia dos sujeitos nos momentos de identificar e discutir os problemas de saúde que acometem uma população, bem como evidenciar aspectos da promoção em saúde e prevenção de agravos. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é apresentar como as rodas de conversa são um instrumento benéfico na construção da educação em saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde , utilizando as palavras-chave “Rodas de Conversa”, “Educação em Saúde” e “Promoção da Saúde”, buscando artigos publicados nos últimos 10 anos, obtendo-se uma amostra final de 8 artigos. As rodas de conversa podem ser iniciadas com recursos lúdicos como apresentação de slides, cartazes, modelos e vídeos, sendo que estes últimos consistem em valiosas ferramentas para atrair a atenção dos participantes, devido ao seu efeito provocativo, recorrendo a analogias e contextos reais e a discussão que vem a seguir é aberta, possuindo um fluxo determinado pelas necessidades emocionais dos seus integrantes. Esses espaços de discussão permitem o compartilhamento de dúvidas, questionamentos e experiências dos participantes. A roda de conversa como instrumento de educação em saúde é um modo mais descontraído de informar e que estimula a participação dos usuários. Desta forma, a absorção dos conhecimentos acerca dos temas abordados, em conjunto com a troca de saberes durante as rodas, foi facilitada e aprofundada, tornando a conversação um método essencial para o desenvolvimento do esclarecimento popular.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação