Rodas de conversa na odontologia como estratégia de suporte aos graduandos
Resumo
O desenvolvimento de projetos que visem o acolhimento e a adaptação do discente ao ensino superior, principalmente na atual conjuntura pandêmica em que as atividades acadêmicas ocorrem no formato híbrido, é de significativa importância. Nesse sentido, o projeto Rodas de Conversa na Odontologia, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) possui o objetivo principal de promover o acolhimento do estudante por meio de um espaço dinâmico, diversificado e dialógico. O objetivo desse trabalho é reportar o atual status do projeto e o impacto da experiência já vivenciada. A metodologia das rodas de conversa consiste em empregar as impressões, opiniões e reflexões dos próprios participantes sobre determinados temas para gerar e ressignificar os saberes. Inicialmente, foram discutidos artigos para fornecer um maior embasamento acerca da construção das rodas. Em seguida, foi realizada a apresentação do projeto aos calouros do curso de Odontologia na plataforma Google Meet e o envio de um formulário por e-mail a todos os alunos matriculados com o intuito de avaliarmos o seu perfil, a disponibilidade de participação e os temas de interesse. Dentre as sugestões elencadas, obtivemos uma prevalência maior de temáticas relacionadas à saúde mental. O Instagram tem sido a rede social utilizada para interação com o nosso público-alvo, seja por postagens ou stories na conta @rodasd_conversa. Em razão do esquema vacinal dos alunos estar incompleto, até o presente momento, as palestras e rodas virtuais estão planejadas para ocorrer no formato remoto. Estamos no segundo ano do projeto e nossa próxima Roda de Conversa ocorrerá em setembro trazendo como tema-chave o suicídio. Nesse sentido, a roda de conversa é uma estratégia que pode aumentar o engajamento dos graduandos com o curso, favorecendo um espaço de diálogo e acolhimento, sendo passível de ser adaptada.
Publicado
2021-01-01
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação
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