A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO ALEITAMENTO MATERNO NA MONITORIA DE NEONATOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL
Resumo
Introdução: O aleitamento materno é de extrema importância na alimentação infantil. Esse conteúdo não está na grade de assuntos cobrados nas avaliações da disciplina de Neonatologia, o que impacta no processo de estudo dos alunos. Contudo, o domínio do conhecimento sobre a prática da amamentação deve ser cultivado no curso de medicina. Tal propagação de conteúdo foi feita por meio de uma aula teórica online ofertada na monitoria de Neonatologia do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará -Campus Sobral. Objetivo: Avaliar a importância do estudo do Aleitamento Materno e o interesse pelo conteúdo, ainda que não esteja na grade de assuntos cobrados nas avaliações da disciplina de Neonatologia. Metodologia: Estudo transversal, compreendendo estudantes que cursam o sexto período do curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral durante o semestre 2021.1. Realizado por meio de formulário digital, na plataforma GoogleForms, com questões objetivas relacionadas à monitoria. Resultados: Ao analisar o percebimento dos alunos em relação à importância do aleitamento materno no curso médico, numa escala de 0-10, dos 28 estudantes, 25(89,3%) marcaram como 10, um (3,6%) estudante avaliou com nota 9 e dois (7,1%), com nota 8. Já sobre os dados obtidos em relação à alteração do interesse pelo tema devido o conteúdo não estar nos assuntos cobrados nas avaliações, 64,3% dos estudantes estimam ficar mais interessados, pois se sentem mais relaxados pelo fato de saber que o assunto não será cobrado em provas, 25% acham que não interfere nem positivamente nem negativamente no interesse e 10,7% consideram que é importante, porém se interessam menos, pois não será cobrado nas provas. Conclusão: Os alunos consideram o aleitamento materno imprescindível na formação médica deles, com uma percepção de interesse aumentada devido a não execução de provas como forma de mensuração de conhecimento, deixando-os mais relaxados, otimizando o processo de aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.