A IMPORTÂNCIA DAS SIMULAÇÕES CLÍNICAS PARA OS ESTUDANTES DE MEDICINA DO 7º SEMESTRE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Mariana Mota Dias
  • Silvia Flávia Alves de Freitas, Letícia Benevides Cavalcante Soares
  • Karine Magalhaes Fernandes Vieira

Resumo

As simulações clínicas são importantes ferramentas de ensino-aprendizagem que auxiliam o estudante de medicina a lidar com situações médicas que presenciarão no seu cotidiano profissional. Este método de ensino-aprendizagem é utilizado pelos monitores da Monitoria Longitudinal de Habilidades de Comunicação no módulo de desenvolvimento pessoal no 7º Período do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Reconhecendo a relevância destas ferramentas, o objetivo deste trabalho é avaliar, sob a perspectiva do estudante, a importância destas simulações. O estudo realizou uma análise quantitativa e descritiva quando através da aplicação de um formulário no Google Forms com 9 perguntas objetivas sobre a ocorrência das simulações em pequenos grupos; a sua importância para a formação acadêmica em medicina; a avaliação em pares realizada em um formulário específico e o número ideal de simulações por aluno. Os dados foram contabilizados individualmente e organizados pela plataforma, gerando as tabelas e os gráficos necessários para a interpretação das informações coletadas. O estudo mostra que os estudantes apoiam as práticas em pequenos grupos, além de informarem o progresso pessoal conforme cada prática ocorrida. Houve uma significativa taxa (85,7%) que acredita ser ideal o número 3 a 4 simulações por aluno. A maioria (71,4%) acredita que o feedback entre seus pares, após a simulação, contribuiu para a eficácia da atividade e melhoria da sua formação acadêmica. Visto isso, evidencia-se que o método ativo de simulações clínicas contribuiu para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional do acadêmico em medicina, dando aos mesmos a possibilidade de treinar habilidades como: de comunicação, de relação com o paciente e de avaliação entre pares. A prática semanal, oferta ao acadêmico um bom desenvolvimento, possibilitando, além de uma prévia para a consulta real, a autoavaliação sobre o nível de aprendizado no módulo do sétimo semestre.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência