A Importância da História do Pensamento Econômico para os Estudantes de Economia e Finanças do Campus de Sobral.
Resumo
A disciplina História do Pensamento Econômico pode ser dividida em três períodos: Pré-moderno: Grego, Romano, Árabe, Moderno: Mercantilismo, Fisiocracia e Contemporâneo: Clássicos até a Escola de Chicago. A importância dessa disciplina para os estudantes de Economia e Finanças do Campus de Sobral está na compreensão da análise econômica sistemática que tem se desenvolvido a partir do surgimento da modernidade. Foi explicado e debatido em sala de aula sobre como a disciplina é construída com a reflexão crítica de como os teóricos do passado apresentaram suas ideias. É fundamental citar a relevância desses pensadores para entender como a economia funcionava naquela época e como se deu a análise da economia percorrendo a evolução do pensamento econômico desde o período Mercantilista até a escola de Chicago. A disciplina apresenta a trajetória das teorias da Economia dentro de um contexto histórico geral. Os autores mostram como a Economia é estabelecida como resposta a circunstâncias e problemas particulares dentro das esferas da produção e distribuição da riqueza de uma nação. Ademais, a História do Pensamento Econômico demonstra como essa não é uma disciplina isenta de valores, pelo contrário, é influenciada pelos ideais e pelo contexto sociocultural de seus pensadores mais brilhantes. Por fim, foi realizado um questionário com toda a turma a fim de obter um feedback sobre a importância e a contribuição da disciplina para a formação acadêmica dos alunos. O questionário gerou um total de 21 respostas, 33,3% classificaram a disciplina como extremamente importante para seu entendimento do Curso de Economia e Finanças. Posteriormente, 33,3% afirmaram que a disciplina contribuiu para a sua formação acadêmica individual. Logo verifica-se a relevância desta disciplina para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e como essa disciplina melhora o entendimento do ponto de vista da economia desde o período mercantilista até a escola de Chicago.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.