A PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES DE NEUROLOGIA NAS AULAS PRATICAS NA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SOBRAL

Autores

  • Camila de Oliveira Gregório
  • Jamine Yslailla Vasconcelos Rodrigues, Gabriel de Lucas Peres, Espartaco Moraes Lima Ribeiro, Keven Ferreira da Ponte
  • Paulo Roberto Lacerda Leal

Resumo

INTRODUÇÃO Após a pandemia do coronavírus,as aulas praticas tornaram-se o único momento da disciplina de Neurologia em que os alunos possuem atividade em grupo com estudantes, paciente, monitor e professor. OBJETIVO Analisar a opinião dos discentes acerca das aulas praticas sob a supervisão do monitor na enfermaria de Neurologia da SCMS. METODOLOGIA Foi aplicado para a turma de medicina do 8º semestre com 36 discentes,um questionário por meio do Google forms(4 perguntas) que abordava a participação do monitor nas aulas praticas.Em que foram analisados dados através de gráficos gerados pela própria ferramenta do Google forms. RESULTADOS Para 42,5% dos discentes,o monitor poderia otimizar sua participação,apenas orientando os alunos sobre a condução do exame físico neurológico dos pacientes. Para 38,5% é necessário aliar discussão do caso clinico, anamnese e exame físico.Para 19 % é essencial também a realização de discussão de casos clínicos por meio de ferramentas digitais.Quando questionado,o que é necessário para melhorar o desempenho dos alunos,50% consideram o exame físico e anamnese realizados pelo monitor antes de serem realizados pelos alunos. 38,5 % dos monitores consideram ser necessário tempo maior com os monitores.11,5% consideram ser necessário a presença de mais monitores por aula pratica. Quando avaliado a importância do monitor na aula pratica, 80,8 % dos alunos consideraram essencial ,19,2% consideram bom ,mas não essencial.Quando avaliado a contribuição dos monitores,92,3% dos discentes responderam que proporcionou mais confiança durante as aulas praticas.7,7% não participaram da monitoria e nenhum aluno respondeu não ter relevância a pratica com o monitor. CONCLUSÃO A maioria dos alunos considera essencial a presença do monitor nas aulas praticas orientando a realização do exame físico neurológico, proporcionando aos discentes confiança no contato com o paciente .No entanto é necessário o suporte do monitor também durante a anamnese.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência