A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA ACERCA DA MONITORIA DE PARASITOLOGIA HUMANA EM FORMATO EAD

Autores

  • Patrícia Myrla Madeiro Moreira
  • Mateus Rodrigues de Aguiar
  • Cynara Carvalho Parente

Resumo

INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do SARS-CoV-2, medidas de ensino à distância foram adotadas no contexto acadêmico da Universidade Federal do Ceará. Contudo, mesmo após mais de um ano da adoção dessa modalidade de ensino, a realização de monitorias no formato EAD ainda apresenta alguns pontos para serem observados. OBJETIVOS: Analisar a percepção dos discentes do 3° semestre acerca da contribuição da monitoria de Parasitologia Humana no formato EAD para o aprendizado, incluindo avaliação sobre a metodologia e a plataforma adotadas, bem como a motivação dos discentes para participar dessas monitorias. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa com os 39 alunos matriculados no 3° semestre no curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, no período letivo de 2021.1, por meio da aplicação de um questionário na plataforma virtual Google Forms®. RESULTADOS: Na amostra analisada, 84,6% responderam que concordam totalmente sobre a monitoria no formato EAD contribuir para o aprendizado na disciplina de Parasitologia Humana, enquanto 12,8% concordam parcialmente e 2,6% discordam parcialmente. Quando perguntados sobre a metodologia utilizada na monitoria, 92,3% responderam que concordam totalmente e 7,7% concordam parcialmente. Com relação à plataforma utilizada para as monitorias, Google Meets ®, 97,4% concordam totalmente que esta plataforma está adequada, enquanto 2,6% concordam parcialmente. Por fim, quando perguntados sobre a motivação para participar da monitoria, 53,8% responderam que se sentem motivados, 41% afirmam que se sentem parcialmente motivados e 5,1% parcialmente desmotivados. CONCLUSÃO: Dessa maneira, percebe-se que a monitoria Parasitologia Humana em formato EAD possui importante contribuição no aprendizado dos discentes. Além disso, a maioria dos discentes concordam tanto com a metodologia utilizada como com a plataforma escolhida, sendo válido ressaltar que a maioria se sente motivada a participar da monitoria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência