A VISÃO DA POPULAÇÃO GERAL SOBRE A PRÁTICA DO EXAME FÍSICO NA CONSULTA MÉDICA

Autores

  • Gleidson Souza da Ponte
  • Amanda Gomes de Oliveira, Mikaelly Ancelmo Vasconcelos
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: O exame físico, junto a anamnese, é ensinado desde cedo em vários cursos superiores de saúde, inclusive na medicina, constituindo-se como instrumento fundamental de boa prática médica tanto do generalista quanto de outras especialidades. OBJETIVO: Avaliar a visão da população geral sobre a prática do exame físico na consulta médica, em aspectos quantitativos e qualitativos. METODOLOGIA: Foram entrevistadas 50 pessoas por meio de 4 perguntas múltipla escolha na plataforma Google Forms®. As perguntas se concentravam no exame físico: 1-Frequência de sua realização 2-Opinião sobre sua importância 3- Opinião sobre seu impacto na relação médico-paciente 4-Frequência com que os médicos explicavam as manobras quando as realizavam. RESULTADOS: Na 1ª pergunta, 40% relatou que os médicos realizam poucas vezes o exame físico, 26% disseram que eles quase nunca realizam, 18% disseram que eles quase sempre realizam, 8% disseram que sempre realizam e 8% que nunca realizam. Na 2ª pergunta, 94% relatou que a prática do exame físico é muito importante, 4% considera moderadamente importante, 2% é indiferente. Na 3ª pergunta, 86% considera que a prática do exame físico melhora a relação médico paciente, 12% considera que melhora moderadamente, 2% é indiferente. Na 4ª pergunta, 34% disseram que os médicos quase nunca explicam as manobras, 22% disseram que eles explicam pouco, 18% disseram que eles nunca explicam, 14% disseram que eles quase sempre explicam, e 12% que eles sempre explicam. CONCLUSÃO: A maioria das pessoas valoriza o exame físico na consulta, e isso melhora a relação com seus médicos. Entretanto, percebe-se que a prática não é realizada de forma efetiva e nem transparente majoritariamente, tornando-se um desafio para melhorar os atendimentos médicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência