A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem em Odontopediatria
Resumo
A monitoria é uma atividade pedagógica que visa favorecer os processos de ensino-aprendizagem durante a graduação, oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico do acadêmico. Com o contexto da pandemia, as atividades de monitoria foram readequadas para um modelo virtual a fim de proporcionar um adequado ensino à distância. O presente trabalho teve por objetivo relatar as atividades realizadas na monitoria da disciplina de Clínica de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva durante o ano de 2021. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido durante o planejamento da monitoria a fim de descrever as estratégias de apoio e comunicação com os alunos que foram implementadas. O aluno monitor realizou a construção de flashcards com os principais pontos das temáticas das aulas, bem como participou do planejamento de diferentes atividades da disciplina como a organização do Google Sala de Aula com postagens de materiais de apoio e elaboração de atividades extras como aplicações de quizzes ou questionários em plataformas virtuais. Além disso, realizou-se o planejamento da elaboração de protocolos clínicos relacionados às atividades práticas da disciplina. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas proporcionam um incentivo ao processo ensino aprendizagem. Além disso, observou-se que o uso dos flashcards pode facilitar a fixação do conteúdo, tornando a monitoria virtual mais dinâmica, sendo então considerada uma ferramenta de estudo de fácil acesso e compartilhamento, tendo uma boa recepção dos alunos quanto ao uso deles para revisão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.