A importância da participação e auxílio dos monitores durante as aulas práticas do módulo de Endocrinologia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS): Estudo Transversal.

Autores

  • Lúcio Soares e Silva Neto
  • Francisco Clezion Franca Vasconcelos Júnior
  • José Roberto Frota Gomes Capote Junior

Resumo

Introdução: O programa de monitoria traz benefícios à construção do aprendizado, os quais podem ser amplificados em aulas práticas, principalmente no contexto de assistência em hospitais-escola. O auxílio do monitor nesse momento influencia positivamente o atendimento devido maior segurança e organização com a presença de discente mais experiente. Os monitores de Endocrinologia Clínica fazem acompanhamento dos alunos por meio do ensino sobre exame clínico, preenchimento correto de prontuários e condutas éticas adequadas em ambulatório. Objetivo: Analisar a efetividade da participação dos monitores de Endocrinologia Clínica nas atividades ambulatoriais, verificando o nível de satisfação dos alunos e pontos que podem ser aprimorados. Metodologia: Estudo transversal quantitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado na ferramenta Google Forms® e disponibilizado no Google Classroom®. O inquérito esteve disponível durante todo o semestre 2021.1, havendo participação de 32 alunos do quinto (5º) semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Sobral. Resultados: Foi visto que 100% (32) dos alunos têm a percepção que a presença dos monitores nas práticas ambulatoriais são essenciais para otimização do aprendizado e do fluxo de atendimento. Apenas 9,4% (3) referiram não estarem totalmente satisfeitos, sendo sugeridos pontos de melhora, como ampliar o ensino de análise laboratorial dos parâmetros no paciente endocrinológico e discussão, antes da prática, das principais condições que afetam esses indivíduos. Conclusões: Observou-se que a participação dos monitores foi bem recebida pelos alunos e observamos que constitui, na visão desses, uma atividade essencial à eficácia do ensino-aprendizado. Visando isso, essa prática deve ser mantida e incrementada para os próximos semestres letivos, dando ênfase aos pontos de melhoria citados durante a pesquisa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência