A importância dos Monitores de Neurologia na consolidação do conteúdo teórico dos alunos no Módulo de Neurologia e Neurocirurgia na modalidade Ensino à Distância

Autores

  • Gabriel de Lucas Peres
  • Keven Ferreira da Ponte, Jamine Yslailla Vasconcelos Rodrigues, Camila de Oliveira Gregório, Espartaco Moraes Lima Ribeiro
  • Paulo Roberto Lacerda Leal

Resumo

Introdução: A realidade da Pandemia do Coronavírus afetou as modalidades de ensino tradicional. A necessidade de distanciamento social conduziu as universidades a adotarem o ensino à distância (EAD). Na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, no Módulo de Neurologia e Neurocirurgia, os monitores tiveram participação ativa na complementação dos conteúdos teóricos com os alunos do oitavo semestre, utilizando encontros online para proposta de discussão de casos clínicos e de questões. Metodologia: Elaborou-se um questionário online na plataforma Google Forms com 4 perguntas objetivas acerca da importância dos monitores na consolidação do ensino teórico de Neurologia. O questionário foi encaminhado aos discentes, contando com a participação de 27 alunos, com perguntas sobre pontos de melhoria na abordagem dos monitores, bem como acerca da importância da monitoria no seu aprendizado. Resultados: A avaliação dos resultados demonstrou que 76,9% dos alunos está satisfeita com a atual proposta de ensino dos monitores, na realidade EAD, bem como nenhum aluno preferiu a opção por revisão com aulas expositivas, nem está insatisfeita com a monitoria. Questionados sobre a efetividade da monitoria, 53,8% dos alunos referiu satisfação com uma abordagem estritamente online, enquanto 19,2% relatou necessidade de mais atividades presenciais. Por fim, em relação a pontos de melhoria, 38,5% está satisfeita com a frequência de 1 encontro semanal, porém 23,1% sugeriu melhoria no manejo do tempo, para encontros mais curtos, bem como 26,9% demandou mais discussão de casos clínicos e questões. Conclusão: Pode-se concluir que a maioria do corpo discente está satisfeita com o desempenho dos monitores no EAD, tendo a monitoria papel essencial para revisão de conteúdos. Alguns alunos apontaram pontos de melhoria, direcionando a evolução do ensino. Percebe-se que o EAD não prejudicou a qualidade do ensino médico no que tange à Neurologia pela percepção dos alunos da UFC - Sobral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência