A monitoria remota de solfejo melódico durante o semestre 2021.1

Autores

  • Ana Jakeline da Silva
  • José Álvaro Lemos de Queiroz

Resumo

O trabalho realizado na monitoria de Linguagem e Estruturação Musical (LEM), que ocorreu no curso de Música da UFC - Campus Sobral, durante o semestre 2021.1 no contexto de pandemia, tem por objetivo auxiliar os alunos, com aulas extras através de encontros semanais pelo Google Meet. Durante as monitorias de LEM, são abordados diversos conteúdos trazidos pelos próprios alunos que participam. Dentre os conteúdos, será abordado neste trabalho o estudo do solfejo melódico. Este trabalho tem como objetivo: 1. Descrever como ocorre a monitoria remota de solfejo melódico, materiais e estratégias utilizadas. 2 Mostrar as dificuldades do estudo de solfejo melódico durante as aulas remotas de monitoria  de LEM. As aulas de monitoria com foco no solfejo melódico, demonstram resultados parciais positivos em relação ao auxílio e aprendizagem dos alunos que participaram, pois houve uma média de aprovação deles na disciplina de LEM. A perspectiva futura de aprimoramento para a monitoria de LEM é encontrar meios de ajudar os alunos, através da busca de ferramentas que possam auxiliar os monitores para a abordagem do solfejo melódico durante as monitorias e, através de orientações dadas pelo professor. A monitoria auxilia tanto os discentes participantes como também os monitores que, sob orientações dos professores de LEM, elaboram estratégias para as monitorias, o que permite que desenvolvam um olhar mais cuidadoso em relação à docência na formação como futuros professores de Música.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência