A percepção dos monitores acerca do uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem

Autores

  • Paulo Carvalho Ximenes de Aragao Filho
  • Maria Daiana Rufino Freire, Victor Carneiro de Souza
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

Introdução: Ao longo do tempo, os meios de comunicação sofreram muitas mudanças. Atualmente, as redes sociais configuram um importante local para a difusão de conhecimento, tanto pela sua praticidade, como pela sua abrangência. Nesse sentido, os membros do atual programa de iniciação a docência(PID) da área de cardiologia, resolveram utilizar o Instagram como ferramenta de aprendizagem. Objetivos: relatar a percepção dos monitores de Cardiologia do PID, sobre a produtividade do uso de redes sociais como forma de complementação às aulas teóricas e práticas. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Durante o semestre, foi criada uma página na plataforma Instagram para a publicação de temas sobre a cardiologia. Essas postagens foram feitas em formato de casos clínicos, discussão de questões e curiosidades. Os alunos eram instruídos sobre quais postagens fazer e recebiam um modelo de arte para a publicação. Após a finalização, o trabalho era enviado aos monitores que revisavam o conteúdo e postavam na plataforma. Resultados: vinte alunos participaram do projeto. Durante o preparo das publicações, muitas discussões eram iniciadas sobre os diversos temas em questão, tornando o processo bastante dinâmico. Utilizar um meio que é bastante conhecido pelos alunos, evidenciou um maior engajamento e fluidez no processo ensino-aprendizado. Além disso, a mudança do habitual sistema de aulas de forma exclusiva, gerou uma maior aderência aos estudos. Para os monitores, também foi um processo enriquecedor. Tanto com relação aos conhecimentos técnicos sobre a Cardiologia, quanto no tocante ao manuseio de redes sociais no objetivo de aprendizagem. Conclusão: Adaptar-se é necessário, e meios de ensino diferentes dos habituais podem tornar-se ferramentas muito úteis para estimular os estudos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência