ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA COM RELAÇÃO A APLICAÇAO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DE FARMACOLOGIA CLÍNICA.

Autores

  • Paulo Henrique Pereira de Sousa
  • Ana Carolina Duarte Rossi
  • Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Farmacologia Clínica centra sua abordagem no estudo da aplicabilidade dos medicamentos em diferentes contextos clínicos. Além disso, contribui para a formação do profissional de saúde à medida em que o habilita acerca do uso dos fármacos, fundamental para o conhecimento sobre diagnóstico, tratamento, prescrição e prevenção de diversas doenças. OBJETIVO: Avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos do quarto semestre do curso de Medicina acerca das atividades da monitoria de farmacologia clínica na discussão de casos durante as visitas no hospital. METODOLOGIA: Estudo transversal, com questionário (5 questões objetivas) elaborado pelo monitor, por meio da plataforma Google Forms, aplicado a uma amostra de 40 acadêmicos de Medicina do 4º semestre, da UFC-campus Sobral. O questionário retrata sobre a aplicação clínica dos conteúdos da disciplina e os benefícios que esses momentos apresentam. O resultado foi avaliado de acordo com grau de satisfação dos estudantes e tabulado com auxílio da plataforma Excel. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os estudantes considerem que as abordagens em ambiente prático favoreçam a fixação dos conteúdos, já que elas exercitam a aplicabilidade prática dos conhecimentos teóricos de farmacologia clínica. CONCLUSÃO: Fomentar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos no ambiente hospitalar pouco antes das aulas práticas de semiologia proporcionando o estudo clínico dos medicamentos prescritos no prontuário no momento da avaliação do paciente no leito, pode estimular a aplicação dos conhecimentos da disciplina de Farmacologia Clínica e favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência