APLICAÇÃO DE PRÉ E PÓS-TESTES COMO METODOLOGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO DE ENSINO TRADICIONAL NA MONITORIA DE NEONATOLOGIA
Resumo
Introdução:Majoritariamente,aulas teóricas ofertadas em monitorias do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral,a semelhança do que ocorre na grade curricular,são de caráter expositivo,pautadas apenas na explanação tradicional de conteúdo em que alunos assumem papel passivo. Objetivos:No intuito de avaliar o benefício de uma ferramenta complementar na Monitoria de Neonatologia,paralelamente à exposição do conteúdo de Semiologia Neonatal,foram realizados pré e pós-testes abordando tal assunto. Metodologia:O estudo foi transversal,compreendendo estudantes do 6° semestre do curso,realizado por meio de 2 instrumentos:testes online aplicados imediatamente pré e pós aula,na Plataforma Socrative,e posteriormente formulário digital,utilizando a plataforma GoogleForms com interrogações,também objetivas,voltadas ao aproveitamento da monitoria pelos alunos. Resultados:Ao analisar os resultados dos testes numa amostra de 34 alunos,viu-se que a média de acertos da avaliação prévia foi 61,5%,e da posterior,91,0%, traduzindo uma melhora de 47,9% do desempenho inicial.Já nos dados colhidos pelo formulário,com 27 participantes,viu-se que,quando questionados sobre a metodologia da realização de testes no que tange a sua atenção e motivação durante a aula,dentre as alternativas:“Melhora bastante”,“Pouco muda”,“Não altera” ou “Reduz”,92,6% dos alunos responderam a primeira alternativa, e outros 7,4%,a segunda.Já,sobre a relevância do tema abordado,numa escala de 0-10 (10=máxima importância e zero=nenhuma),a exceção de 1 estudante(3,7%) que deu nota 9,os demais(96,3%) marcaram a pontuação máxima. Conclusão:Logo,conclui-se que o uso de tal ferramenta contribui para maior interesse e captação da atenção dos alunos durante aulas teóricas,bem como para a estimulação de seu papel ativo na troca de conhecimentos.Também,ressalta-se a importância da busca e da aplicação de métodos de aprendizagem que mudem o contexto de passividade do estudante,otimizando seus resultados.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.