ATUAÇÃO DO MONITOR DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE RACIOCÍNIO CLÍNICO BASEADO EM CASOS (CBCR): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Mikaelly Ancelmo Vasconcelos
  • Francisca Marina Martins Torres Magalhães, Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Gleidson Souza da Ponte, Allen Lopes de Barros
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: O raciocínio clínico baseado em casos (CBCR) foi projetado no Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdã em 1992. O CBCR é um projeto de formação de estudantes de medicina pré-clínicos, em pequenos grupos, na arte de lidar com problemas clínicos à medida que são encontrados na prática. MÉTODO: Estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da aplicação do CBCR no quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Durante a pandemia da COVID-19 o monitor de Semiologia Médica contribuiu com a aplicação do CBCR. Semanalmente os alunos recebem um caso clínico e devem basear o raciocínio do caso em algumas perguntas pré estabelecidas como; análise da anamnese; diagnóstico diferencial, sindrômico e etiológico: exames solicitados e tratamento para a possível etiologia. Os alunos são divididos em grupos fixos e possuem uma semana para discutirem o caso entre si. As apresentações ocorrem às quintas à tarde, via plataforma Google Meet, e são conduzidas por três (às vezes dois) alunos do grupo, de modo que cada integrante do grupo conduz a sessão em algum momento. As sessões são apresentadas para um professor(a) que após a exposição do raciocínio do grupo, reúne os demais grupos da turma na sala virtual e realiza uma discussão do caso. Após a discussão do caso, o monitor entra na reunião para dar o diagnóstico etiológico e esmiuçar a doença. O objetivo principal é dar enfoque a maneiras que facilitem o desenvolvimento do raciocínio clínico. CONCLUSÃO: A metodologia do CBCR é de suma importância, pois enfatiza a aplicação do conhecimento adquirido anteriormente e não é programada como uma "ilustração" da teoria da ciência clínica ou básica. Destarte, a contribuição para a formação do aluno e do monitor é muito significativa, visto que a troca de experiência e a discussão de caso estabelecem treinamento para o desenvolvimento de um bom raciocínio clínico para a vida profissional de ambos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência