AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE DENTÍSTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
As monitorias dos módulos de Laboratório de Dentística e Escultura Dental acontecem de forma prática, onde os monitores participam das atividades das disciplinas, auxiliando os outros alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é avaliar a importância da participação desses nas atividades práticas, bem como ter um retorno do que pode ser melhorado nas metodologias utilizadas atualmente. Para isso, foi-se enviado um formulário, com questões de múltipla escolha, para que os alunos matriculados nas disciplinas pudessem opinar, tendo adesão de 75% da turma. Todos os alunos (100%) relataram que tiveram, em algum momento, contato com os monitores e avaliaram como útil (100%) a presença desses durante as aulas práticas. No que concerne às informações repassadas, classificaram como suficientemente claras (96,7%) ou parcialmente claras (3,3%); quando questionados sobre o quão solícitos foram os monitores. Classificaram como bastante solícitos (96,7%) e solícitos (3,3%). Quanto às sugestões dadas aos alunos pelos monitores, foram classificadas ou como muito úteis (90%) ou moderadamente úteis (10%). Referente ao quão informados os monitores estavam acerca das atividades, classificaram ou como muito informados (83,3%), ou como moderadamente informados (13,3%) e um aluno marcou a opção que não teve contato (3,3%). Por fim sobre a opinião dos alunos quanto a utilidade de monitorias extras de modo a aumentar o treinamento a maioria marcou que sim (96,7%) e uma passou marcou talvez (3,3%). Dessa forma, conclui-se que a participação dos monitores nas atividades práticas é de grande importância, facilitando a aprendizagem e engajamento desses alunos, e que turnos extras de monitoria teriam uma boa aceitação, ponto esse que já foi adicionado no cronograma de atividades da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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