AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE DE APRENDIZADO DO EXAME FÍSICO NA SEMIOLOGIA

Autores

  • Matheus Brasil Câmara Monteiro
  • Allen Lopes de Barros, Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Mikaelly Ancelmo Vasconcelos, Amanda Gomes de Oliveira
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: a semiologia é um dos pilares para o ensino médico e precisa ser bem sedimentada para que os profissionais possam exercer a medicina em sua plenitude completa. Tendo isso em vista, uma das principais habilidades médicas precisa ser o exame físico, o qual, associado com a anamnese, direciona bem o raciocínio clínico inicial, com isso em vista, o presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de dificuldade dos exames físicos dos principais sistemas corporais. Metodologia: nesse estudo foi realizado um formulário, pela plataforma Google Forms, no qual avaliava o grau de dificuldade sentido por cada aluno em todos os sistemas aprendidos (ectoscopia e sinais vitais, cabeça e pescoço, respiratório, cardiovascular, abdominal, ortopédico e neurológico) e qual o possível motivo para essa dificuldade, podendo ter a opção para escrever o motivo que quisessem. Resultados: com um total de 21 resposta dos alunos de uma turma da UFC sobral, do curso de medicina, os resultados demonstraram maior que os alunos sentiram maior dificuldade nos exames ortopédico e neurológico, já os exames considerados mais fáceis foram ectoscopia e sinais vitais e cabeça e pescoço. Conclusão: os exames que se apresentaram como maior desafio para aprendizado foram os exames com maior número de manobras, e manobras mais detalhadas, sendo essa as principais queixas, porém as habilidades manuais não foram relatadas como empecilho, logo esses são exames que vão requerer uma maior atenção daqueles que vão ensina-los aos estudantes de medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência